Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Rosto




O significado das orquídeas transmite um sem número de mensagens. Porém, historicamente, simbolizam riqueza, amor e beleza. Para os antigos gregos, as orquídeas sugeriam virilidade, mas, após a ascensão da popularidade da colecção inglesa de orquídeas, estas passaram a ser o símbolo da luxúria. Os Azetecas, como tradição, bebiam um misto de orquídeas selvagens (vanilla) que, segundo as suas crenças, lhes conferia poder e força; enquanto a cura de doenças pulmonares e tosses, pelas orquídeas, era crença dos chineses. Nas suas muitas variedades, são conhecidas pela sua beleza delicada e o seu carácter exótico. Possuem uma história intricada e interessante, incluindo o seu significado - o amor, a beleza, o luxo e a força.
Sendo um tipo elegante de flor, fazem o presente perfeito para muitas ocasiões. A sua aparência graciosa atrai a atenção imediata, e por ser uma flor exótica e fora do comum, invoca um sentido de refinamento e de inocência.
Embora sejam catalogadas, geralmente, como flores tropicais, as orquídeas crescem naturalmente em quase todo o tipo de clima. Apesar da sua versatilidade, possuem algo de distintamente exótico e, de acordo com alguns especialistas, são consideradas uma das flores mais evoluídas do mundo. Honra que lhe cabe pela distinção sexual e rara beleza. Daí que hoje, as orquídeas simbolizem a dita (beleza rara), a delicadeza e o misticismo que encantam os que as recebem, sendo poucas as flores capazes de se exprimirem tão requintadamente.
O número total de espécies, no mundo, é de cerca de 35 000, subdividido em cerca de 1 800 géneros e cada género numa centena de espécies. As orquídeas mais populares vão dos géneros mais simples até aos mais exóticos, do qual é paradigma a Orquídea Negra.





http://lh5.ggpht.com/_oI0phjmoRaU/SfXncQme3NI/AAAAAAAACLA/w7lnCpR6-ak/arco%20iris5.pngEsta, outra, também nasceu flor - orquídea. Branca. Vontades alheias baptizaram-na de santa. As circunstâncias, o ser e o estar tornaram-na bárbara... Celta, sempre resistente à subjugação, ainda que, por isso, tenha que se "expandir" num núcleo exíguo e fechado. De tão acessível torna-se, a outrem, (imaginariamente) inatingível... E é por aí que "Orquídea Branca" acaba por tornar-se no mito da "Orquídea Negra": ainda não foi encontrada nenhuma orquídea verdadeiramente negra, elas são de um vermelho púrpura, intenso, aveludado!
A cor ideal da sensibilidade às artes plásticas que dão largas à imaginação e materializam o Ser; à literatura, arte de juntar palavras para O desnudar e lhe dar voz; à moda, arte que sintetiza e veste a expressão corporal desse Ser. Sensibilidades (inconscientes)...  saberes auto-didácticos...
De resto,
"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo." - (Álvaro de Campos)



BC/


Sem comentários:

Enviar um comentário